fbpx

Os Laticínios dos Açores

O Setor dos Laticínios

O leite e os seus derivados são um dos principais pilares da economia dos Açores. Devido às condições climáticas do arquipélago dos Açores, este sector, apresenta vantagens competitivas em comparação à maior parte do tecido produtivo existente no restante território português.

Em 2017, contabilizavam-se aproximadamente 2040 explorações produtoras de leite, com as ilhas de São Miguel, Terceira e São Jorge com uma quota de produção de cerca de 55%, 27% e 8% do número total

Por sua vez, entre 2010 e 2014, foram contabilizados 550 milhões de litros de leite, nas várias unidade industriais dos Açores e, ultrapassando os 600 milhões de litros, entre 2015 e 2016.

São Miguel tem uma quota de leite entregue de cerca de 65%, a Terceira com 25% e São Jorge com 3%. Regista-se que a produtividade média das explorações destas ilhas têm uma capacidade produção de cerca de 2 a 3 vezes superior às verificadas nas outras ilhas.

O preço do leite de vaca pago ao produtor varia consoante múltiplos critérios – incluindo fatores higieno-sanitários e geográficos – sendo que nas ilhas de maior dimensão o preço é ligeiramente mais elevado.

No setor dos derivados do leite, verifica-se que as industrias de lacticínios empregam diretamente cerca de 1300 trabalhadores, 60% dos quais na Ilha de São Miguel. De notar que cerca de 70% das empresas do setor empregam menos de 10 trabalhadores.

Indústria Transformadora, industrial e tradicional

A indústria dos laticínios era constituída essencialmente por pequenas e tradicionais unidades industriais, próximas das regiões produtoras. Com o avançar da tecnologia disponível e das técnicas de armazenamento e preservação do leite fresco, passou a haver uma concentração da produção em unidades maiores. Em algumas ilhas dos Açores ainda se verifica pequenas indústrias de laticínios nas quais o processo de fabrico é executado de forma artesanal, nomeadamente no que respeita ao fabrico de queijo.

Porquê uma qualidade superior?

  • Pastoreio rotativo dos animais durante todos os meses do ano;
  • Qualidades nutricionais e dietéticas do leite excepcionais (o leite dos Açores está entre os melhores da Europa):
  • Precipitação média anual elevada (mais de 1.000mm por ano), equilibradamente distribuída ao longo do ano;
  • Clima atlântico com temperaturas médias moderadamente amenas;
  • Produtividade do solo garantida ao longo do ano;
  • Sistemas de abastecimento de água sem interrupções durante o ano e com custos virtualmente nulos para as explorações agrícolas;
  • Todas as explorações leiteiras nos Açores estão sujeitas ao Plano de Controlo do Leite Cru;
  • Todos os produtores dos Açores são certificados e as estruturas de produção estão conforme norma dos regulamentos territoriais e ambientais;
  • Existência de inspeções periódicas de verificação de todos os parâmetros de higiene e saúde do leite;
  • Recursos humanos com educação superior e específica para o setor;
  • Existência de marcas de reconhecida qualidade;
  • Certificação e reconhecimento geográfico dos produtos finais;

Produção e Comercialização

Embora de ana para anos os números tenham aumentado, de acordo com dados da Associação Nacional dos Industriais de Laticínios, a produção de laticínios nos Açores representou, em 2016:

  • Queijo: 50% da produção total portuguesa.
  • Leite empacotado: 31% do total do leite de vaca comercializado em Portugal.
  • Leite em pó: 75% do total da produção portuguesa.
  • Manteiga: 25% do total da produção portuguesa.

Laticínios de Qualidade Superior

As características únicas e os processos de produção originam produtos de qualidade impar, que faz dos laticínios dos Açores, como: iogurtes, manteiga, queijo ilha e queijo prato, produtos muito valorizados e procurados.

Share on facebook
Share on pinterest

Relacionados

Carne dos Açores

A carne dos Açores é uma carne obtida de bovinos, nascidos, criados e abatidos na Região Autónoma dos Açores, que têm de respeitar um conjunto de regras de

Ler Mais »

Cheesecake de Amora

Ingredientes Base 200g Bolacha “Mulata” 100g Manteiga dos Açores Recheio 300g de iogurte natural “Yoçor” 4 Colheres de sopa de açúcar em pó 8 Colheres

Ler Mais »

Iniciar Sessão

Criar Nova Conta